Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Pau Para Toda A Obra

Pau Para Toda A Obra

REPSOL, CEPSA E BP MULTADAS... EM ESPANHA

Petrolíferas Multa de 8 milhões por fixação de preços

> Uma notícia que seria surpreendente e lógica se fosse em Portugal. Seria sinal que em Portugal já tínhamos um Governo que não anda ao sabor e a mando das petrolífera. Infelizmente, uma multa avultada de cerca de 8 milhões de euros não se refere à cartelização que é realizada em Portugal pelas diferentes companhias de venda de combustíveis.

A Comissão Nacional de Concorrência espanhola decidiu multar as companhias Repsol, Capsa e a BP em 7,9 milhões de euros por fixação indirecta de preços de venda ao público nas suas estações de serviços, refere o site do jornal "El País"
A nota foi conhecida ontem e a autoridade explicou que a multa será de cinco milhões para a Repsol, de 1,8 milhões de Cepsa e de 1,1 milhões de BP. As três companhias petrolíferas dominam 70 por cento do mercado espanhol.
A acusação é a de que as empresas impõem às gasolineiras independentes, que colocam ao público o combustível a preços mais baixos, um sistema de preços (máximos e recomendados) que, na prática, impedem que haja saldos e baixas de preços.
Esse sistema, como foi referido, dificulta a concorrência entre estações e permite a cada companhia manipular comodamente os preços das próprias redes de gasolineiras.

Em Portugal acontece precisamente a mesma coisa e o Governo vergonhosamente nada faz.

1 comentário

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.