há professores que não o podem ser
João Eduardo Severino, 15.04.25
- episódio verdadeiro -
O filme Troia realizado por Wolfgang Petersen, em 2004, com argumento de David Benioff foi baseado no poema épico Ilíada, de Homero, sobre a Guerra de Troia. O filme tem violência, sexo, nudez e luta muito violenta. Está classificado para maiores de 16 anos.
Aconteceu que, numa escola da Grande Lisboa, um professor de português apresentou o filme a alunos do Sétimo Ano. Antes do final parou a amostragem e disse aos alunos que escrevessem, como entendessem, o final do filme.
O professor não explicou aos alunos o que foi Troia, quem foi Homero, um dos humanos na história que melhores obras literárias nos deixou. Nada falou sobre Odisseia. Os alunos foram para casa tentar escrever o que o professor ordenou e um dos alunos perguntou ao pai se Troia era aquele sítio ao pé de Setúbal?...
Quando o pai tomou conhecimento do que se passava ficou atordoado. Então, um professor de português de miúdos do Sétimo Ano, apresenta um filme daquela jaez, classificado para maiores de 16 anos? Nem explica o que foi Troia? Não fala de Homero? Não, assim não. Há professores que não o podem ser.